Guaíra – Comitê Local Gestor de Coronavírus flexibiliza medidas de restrição do vírus

Guaíra – Comitê Local Gestor de Coronavírus flexibiliza medidas de restrição do vírus

Na tarde desta quarta-feira (15), o Comitê Local Gestor de Coronavírus esteve reunido na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo decreto das medidas de enfrentamento do vírus covid-19.

Devido ao cumprimento de agenda em Curitiba/PR, o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, e o procurador jurídico Dr. João Fernando Grecillo, não puderam participar das tratativas e deliberações de hoje, que foi conduzida pelo vice-prefeito e chefe de gabinete, Gileade Osti.

O Diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, realizou a apresentação dos atuais dados epidemiológicos da cidade, índices de vacinação, e a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI na regional de saúde.

Em seguida, Gileade fez a leitura e exposição do Decreto Estadual nº 8705, publicado na data de ontem (14), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Dentre as principais mudanças, encontra-se a liberação para eventos com capacidade de até um mil pessoas; revogação do horário de restrição de circulação nas vias públicas; liberação da comercialização de bebida alcoólica em qualquer horário; permissão para consumo de bebidas e comidas em eventos; entre outras.

No entanto, o novo decreto estadual manteve e/ou adicionou proibições acerca da classe de eventos.

Está proibida a realização de eventos dançantes ou de outras modalidades de interação; em local fechado que não possua sistema de climatização com renovação de ar; que necessitem da permanência do público em pé; com duração superior a 06 horas; de caráter internacional, entre outras.

As novas disposições foram postas em votação pelos presentes na reunião, onde fica decidido:

– Permite a realização de eventos de até 1000 pessoas, desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados, não tenha duração superior à 06 horas, os participantes apresentem teste RT-PCR negativo para o vírus, ou esquema vacinal de imunização, e a festa ocorra até às 03 horas da madrugada;

– Revoga a restrição de circulação de pessoas em horários específicos;

– Permite a realização de torcida presencial às competições esportivas no Ginásio de Esportes Professor Robinson Reis, com capacidade de até 1000 pessoas, desde que respeitado o distanciamento social;

As demais medidas poderão ser conferidas, na íntegra, no decreto municipal que está sendo elaborado e será publicado até amanhã, 16 de setembro de 2021.

O vice-prefeito Gileade agradeceu a presença de todos e destacou que as novas deliberações deverão ocorrer na primeira semana do mês de outubro, véspera do encerramento da vigência do decreto municipal, em 04 de outubro de 2021.

Texto e Foto: Andressa Teleste/Revisão: Cíntia Marques

Portal Voxnet – Via Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *