Guaíra > Encontro Intermunicipal de deficientes auditivos é realizado em passeio pelo Rio Paraná

Pela segunda vez Guaíra recebeu o Encontro Intermunicipal de Deficientes auditivos, no domingo (23) através da organização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação AGAPE-VIVA, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Sessenta e cinco pessoas, entre deficientes auditivos e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), vindos da cidade de Terra Roxa, Maripá e Salto Del Guairá, além dos anfitriões guairenses, participaram do encontro.

O encontro foi realizado durante um passeio fluvial, onde foi possível observar as belezas naturais e pontos turísticos às margens do Rio Paraná, com intuito de promover a integração do indivíduo que tenha deficiência auditiva, proporcionando momentos de lazer e desprendimento, assim como diálogos inclusivos.

Ações como essas são necessárias para uma efetiva construção de uma sociedade inclusiva. Muitas vezes o indivíduo que tem uma deficiência, que dificulta a comunicação, acaba se retraindo e tendo problemas para criar vínculos interpessoais.

Assim, a devida integração social torna-se uma grande arma para a luta por uma vida mais independente, assim como na manutenção da autoestima.

Os participantes declararam estar ansiosos para um novo encontro.

Foram momentos de alegrias, brincadeiras e diversão, disse a jovem Letícia Bueno, que agradeceu os organizadores pela atenção com a comunidade de surdos.

Colaboração editorial Lucas Rafacho

WhatsApp – Portal Voxnet – (44) 9 9756-9107 – Envie sua matéria, foto ou vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *