LIRAa > Índice de infestação de dengue em Guaíra é de apenas 1,8%

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do mês de abril em Guaíra apontou um índice de 1,8% de infestação do mosquito da dengue no município.

Isso significa que a cada 100 casas visitadas, 1,8 tinham focos do mosquito Aedes Aegypti.

Conforme a Vigilância em Saúde, o índice ainda não é o idealizado pelo Ministério da Saúde, que é de apenas 1%, mas aponta um avanço significativo em relação a janeiro, quando foi registrado o alto índice de 8,4%.

O LIRAa é uma ferramenta para identificar áreas com grande proliferação do mosquito, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Julio Cesar Juvenal, também ressaltou que foram registrados 3 casos de dengue na região da Vila Eletrosul, mas que equipes da Vigilância e agentes de endemias estão fazendo um bloqueio no local. “Estivemos sexta e sábado realizando um trabalho lá, e ontem e hoje este trabalho está sendo estendido. São até agora os únicos casos registrados em Guaíra.

Em janeiro, quando o índice estava alto, tivemos apenas um caso e ainda sim era um caso importado”, explicou Julio.

Apesar do bom índice alcançado, Guaíra não está livre do perigo e a vigilância deve ser constante.

“Não podemos relaxar. Estamos fazendo a nossa parte, visitando, orientando, chamando a atenção nas divulgações e campanhas.

Nossa intenção é não ter mais problemas coma dengue, mas precisamos da colaboração de todos.

Sem a ajuda da população, nosso trabalho pode não surtir o efeito necessário”, destacou.

Portal Voxnet (Assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *