A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (16) uma operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em diferentes estados do país.
A ação teve como objetivo identificar e prender suspeitos envolvidos na produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil na internet.
De acordo com a PF, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas cidades, resultando na apreensão de computadores, celulares e mídias digitais.
O material recolhido passará por perícia para auxiliar nas investigações. Alguns suspeitos já foram detidos em flagrante pelo armazenamento de imagens de abuso infantil.
A operação contou com o apoio de equipes especializadas em crimes cibernéticos e integra o esforço nacional para proteger crianças e adolescentes contra abusos na internet e no ambiente físico.
A PF reforça que qualquer pessoa pode colaborar denunciando casos de exploração infantil através do Disque 100 ou da delegacia mais próxima.
Segundo a corporação, o combate a esse tipo de crime é prioridade, já que a exploração sexual infantil causa danos irreparáveis às vítimas e frequentemente está associada a redes criminosas que atuam no Brasil e no exterior.
Denúncias e prevenção
A Polícia Federal recomenda que pais e responsáveis monitorem o uso da internet por menores, fiquem atentos a comportamentos suspeitos e denunciem imediatamente situações que indiquem riscos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Comentários: