A semana começa com mudanças no clima em várias regiões do Paraná. Uma nova frente fria avança pelo estado, trazendo queda nas temperaturas, aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas, especialmente entre o Oeste, Sudoeste e Sul do estado.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a massa de ar frio que acompanha a frente fria deve provocar temperaturas mínimas próximas de 0°C em municípios das regiões de Palmas, Guarapuava e General Carneiro.
Nesses locais, há risco de geada ao amanhecer, principalmente entre terça (9) e quarta-feira (10).
Na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros também devem registrar queda acentuada, com mínimas entre 6°C e 8°C e sensação térmica ainda mais baixa durante a madrugada.
Em cidades do Norte e Noroeste, como Londrina e Maringá, as temperaturas permanecem amenas, mas o tempo segue instável.
Já no litoral, a previsão é de céu nublado, com chance de chuviscos e vento frio. A umidade do ar continua elevada e não se descarta garoa em pontos isolados.
O Simepar alerta para que os moradores fiquem atentos às mudanças bruscas de temperatura e reforça cuidados com a saúde, especialmente de crianças e idosos.
O uso de agasalhos e a hidratação são recomendados.