Portal Vox net Guaíra - Ta na Rede, Tá no Vox

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 17 de Novembro 2025

Notícias/Geral

Destruição: Vento e chuva devastam comunidade indígena no Paraná e derrubam escola recém-instalada

O episódio deixou dezenas de pessoas desabrigadas

Destruição: Vento e chuva devastam comunidade indígena no Paraná e derrubam escola recém-instalada
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Apenas um mês depois de se mudarem para novas terras, famílias indígenas do Paraná enfrentam novamente dificuldades após um temporal de fortes ventos e chuva destruir casas e derrubar a escola da comunidade.

O episódio deixou dezenas de pessoas desabrigadas e interrompeu as aulas das crianças, aumentando a vulnerabilidade das famílias.

Segundo relatos de lideranças locais, o temporal atingiu a região durante a noite e derrubou casas de madeira, além de comprometer a estrutura da escola recém-instalada.

Publicidade

Apesar dos danos materiais, não há registro de feridos graves.

Os indígenas haviam se mudado recentemente para o território após um longo processo de negociação com órgãos públicos e, desde então, buscavam estruturar moradias e serviços básicos.

O desastre natural representa um duro golpe na tentativa de reconstrução da vida comunitária.

“Perdemos tudo de novo. Nossas crianças ficaram sem escola e muitas famílias não têm onde dormir”, relatou uma das lideranças.

Após o incidente, a Defesa Civil foi acionada e equipes da prefeitura da região estiveram no local para avaliar os estragos.

Cestas básicas, lonas e colchões foram entregues às famílias afetadas.

O governo estadual também informou que estuda medidas para ajudar na reconstrução da escola e das moradias.

Organizações de apoio aos povos indígenas alertam para a necessidade de ações rápidas e estruturais, lembrando que a comunidade já enfrentava dificuldades antes da tragédia, como a falta de acesso adequado à saúde, educação e saneamento.

De acordo com o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), os próximos dias devem registrar instabilidade, com possibilidade de novas tempestades em diferentes regiões do estado.

A recomendação é que moradores de áreas mais vulneráveis redobrem a atenção e busquem abrigo seguro durante os temporais.

A transferência das famílias indígenas para as novas terras ocorreu há pouco mais de um mês, após anos de reivindicação.

A expectativa era de que o novo espaço trouxesse melhores condições de vida, mas a destruição causada pelo temporal reacendeu a preocupação com a fragilidade das moradias e a necessidade de investimentos em infraestrutura.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Voxnet Com RPC

Leia Também:

Comentários:
Portal Vox Net

Publicado por:

Portal Vox Net

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR