O dólar fechou em queda nesta quarta-feira (3) e atingiu o menor valor em mais de um ano, cotado a R$ 5,405, com recuo de 0,29%. No mesmo dia, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), alcançou uma nova máxima histórica, impulsionado pelo otimismo nos mercados internacionais.
O movimento positivo foi motivado, em grande parte, por dados fortes do mercado de trabalho nos Estados Unidos, que indicaram resiliência da maior economia do mundo. O relatório divulgado revelou aumento no número de empregos no setor privado norte-americano, o que animou investidores globais e reforçou o apetite por ativos de risco.
Com esse cenário, o mercado brasileiro também foi beneficiado, refletindo na valorização de ações de grandes empresas e na entrada de capital estrangeiro. Analistas destacam que a expectativa de manutenção dos juros nos EUA e a possível flexibilização da política monetária no Brasil nos próximos meses também contribuem para o bom desempenho da B3.
Este é o menor patamar do dólar desde junho de 2023 e reforça o movimento de valorização do real frente à moeda norte-americana. Já o Ibovespa fechou com mais de 130 mil pontos, renovando seu recorde histórico.
Comentários: