Portal Vox net Guaíra - Ta na Rede, Tá no Vox

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Abril 2026

Notícias/Guaira

Guaíra : PF identifica organização criminosa que intimida indígenas no oeste do Paraná

PF identifica organização criminosa que intimida indígenas no oeste do Paraná, diz delegado.

Guaíra : PF identifica organização criminosa que intimida indígenas no oeste do Paraná
PF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quinta (27), Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataque que feriu crianças, adultos e deixou indígena paraplégico. 

A Polícia Federal (PF) cumpriu 11 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (27) em Guaíra, no oeste do Paraná, contra suspeitos de integrar organização criminosa responsável pelo ataque a aldeia Yvy Okaju, que deixou um indígena tetraplégico.

"A investigação foi capaz de demonstrar que existe uma organização criminosa que age aviada no sentimento de intimidação dos indígenas por meio de ameaças e violências", afirmou o delegado da PF de Guaíra, Lawrence Guimarães Cunha e Silva.

Publicidade

Leia Também:

O ataque à comunidade, que resultou na operação desta quinta (27), ocorreu em 3 de janeiro deste ano. Homens encapuzados entraram na aldeia Yvy Okaju e dispararam contra os indígenas. 

A vítima que ficou tetraplégica, é o jovem indígena Doroteu Martines Jara, de 25 anos.

Além dele, outras três pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 7 anos e um adolescente de 14 anos. 

A região sem demarcação que tem sido palco de diversos conflitos fundiários entre indígenas e fazendeiros há décadas.

Os mandados da Operação “Mbarete” foram cumpridos em residências situadas nas proximidades da Vila Eletrosul, bairro próximo de onde vivem atualmente os indígenas. 

Os nomes dos suspeitos investigados não foram divulgados pela PF.

A operação contou com a participação da Polícia Civil e da Força Nacional. 

A PF informou que diversos celulares foram apreendidos e que passam por extração para a coleta de informações que devem ajudar no prosseguimento da apuração.

"A PF está agindo com rapidez a qualquer violência praticada contra indigenas, população constitucionalmente protegida, e em atual estado de vulnerabilidade", destacou Silva.

Na última segunda-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo emergencial para a compra de 3 mil hectares de terra para os indígenas Avá-Guarani. 

A compra, no valor de R$ 240 milhões, será feita com recursos da Itaipu Binacional como forma de reparação pela formação do reservatório da usina, na década de 1980.

Segundo Itaipu, as novas áreas serão destinadas a 31 comunidades situadas nas terras indígenas Tekoha Guasu Guavirá e Tekoha Guasu Okoy Jakutinga, distribuídas em São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Terra Roxa e Guaíra onde vivem aproximadamente 5,8 mil pessoas.

O acordo prevê, entre seus principais pontos, que Itaipu, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e União publiquem pedido público de desculpas ao Avá-Guarani, "pelos danos causados na construção da usina, reconhecendo as responsabilidades da empresa.

FONTE/CRÉDITOS: VOX NET VIA RPC
Portal Vox Net

Publicado por:

Portal Vox Net

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal Vox net no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR