A mulher que aparece nas imagens sofre de esquizofrenia e havia sido internada de forma involuntária na sexta-feira (23), no Hospital Municipal de Iporã.
A PM realizava a segurança do local, e funcionários do hospital entregaram uma algema marca-passo aos militares para que a paciente fosse algemada na cama.
De acordo com a equipe médica, a paciente já demonstrou diversas vezes agressividade excessiva e que não conseguiriam atendê-la de forma apropriada sem a devida segurança.
Nesse momento, a equipe policial algemou um dos pés da paciente à cama do Hospital para salvaguardar as pessoas no local e garantir o atendimento médico devido à paciente.
Em nota, a PM ressaltou que as algemas não pertencem à Polícia Militar e que o algemamento da paciente foi consentido pela irmã, que acompanhava o internamento.
Já na madrugada do dia (24), por volta das 05h00min, a equipe foi acionada novamente para auxiliar na aplicação de medicamentos sedativos na paciente, pois segundo relatos dos funcionários do hospital a mesma estava agressiva e não conseguiam aplicar as injeções necessárias.
Os policiais auxiliaram na contenção da paciente nesse momento e após a situação ter sido controlada, permaneceu no local por cerca de 30 minutos para garantir a integridade física de todos, só então deslocaram novamente para as atividades rotineiras.
Ainda no sábado, por volta das 08h, a equipe foi acionada novamente sendo relatado que a paciente estava fugindo do hospital.
Após diligências os militares encontraram a paciente na frente de um comércio da cidade e retiraram as algemas marca-passo que estavam presas em seu pé.
A ação policial foi testemunhada pelo irmão da paciente e como ela não aceitou retornar ao hospital, o irmão foi orientado a monitorar a sua situação e encaminhá-la para sua residência.
No domingo (25), a Polícia Militar foi acionada novamente para prestar apoio no internamento involuntário da mesma paciente, sendo informado que ela seria transferida para um Centro de Tratamento preparado para lidar com situações de transtornos psicológicos.
A equipe policial auxiliou novamente na segurança e condução da paciente com apoio da Defesa Civil e Guarda Municipal, sendo esta transferida por uma ambulância do município na madrugada desta segunda-feira (26).
Comentários: