Paraguai – Benítez diz que não abre as fronteiras

O presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez (Marito) comentou as manifestações que ocorreram em algumas cidades do país na tarde de domingo, entre elas Ciudad del Este, pedindo a reabertura das fronteiras.

Ele destacou que reconhece a necessidade da população fronteiriça.

No entanto, descartou qualquer possibilidade de reabertura enquanto os casos de Covid-19 não estiverem controlados, principalmente no Brasil.

“Há muito requerimentos por parte dos habitantes das cidades de fronteira, principalmente nas regiões com o Brasil, que estão recebendo talvez o maior dos impactos em termos econômicos porque vivem do turismo de compra, vivem do mercado do Brasil e eu sei que estão passando mal e estão fazendo mobilizações para a reabertura das fronteiras e eu entendo-lhes” salientou.

A declaração de Marito ocorreu durante viagem até o departamento de Concepción, onde realizou a entrega de residências populares.

Ele detalhou que 80% dos casos que deram positivo ao coronavírus estão em albergues estabelecidos pelo Poder Executivo para combater a doença.

“Eu peço compreensão e até desculpas, mas não vamos poder abrir as fronteiras até que a propagação do vírus esteja controlado nos países irmãos e vizinhos que estão com dificuldades, porque todo o esforço que se vem fazendo pode se perder se permitirmos a abertura das fronteiras.

Hoje, 80% a mais que deram positivo ao coronavírus no Paraguai estão em albergues. Significa que vieram de outros países” pontuou ele.

Marito defendeu o direito à manifestação. No entanto, destacou a necessidade de seguir os protocolos de segurança sanitária, para evitar maiores riscos.

Peço-lhes que façam as manifestações pacíficas e ordenadas, que respeitem os protocolos sanitários.

Nós respeitamos as manifestações, somos democratas e entendemos.

Mas sobre nossos ombros reacaem uma grande responsabilidade e nós elegemos desde o início cuidar da vida de nossos compatriotas” concluiu.

Fonte: La Nación/RadioCulturaFoz

WhatsApp – Portal Voxnet – (44) 9 9756 9107 – Envie sua matéria, foto ou vídeo – Seja nosso Repórter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *