Projeto – Galinha Feliz será implementado em comunidade quilombola de Guaíra

Projeto – Galinha Feliz será implementado em comunidade quilombola de Guaíra

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, irá apoiar a implementação de método inovador para produção de ovos na comunidade tradicional quilombola de Guaíra, o projeto Galinha Feliz, com data prevista para janeiro de 2022.

Ao final do último mês de outubro, uma comitiva guairense esteve no sítio da Sra. Valentina e do Sr. Arnes Hoffmann, na cidade de Terra Roxa/PR, para acompanhar e verificar o funcionamento desse projeto, que promete ser implementado em Guaíra, pela comunidade tradicional quilombola.

A comitiva foi formada por: secretária de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga; diretor do SUAS — Sistema Único de Assistência Social, Manoel dos Santos; diretora de Proteção Social Básica, Ana Rosa Guterres; e o coordenador do CRAS — Centro de Referência da Assistência Social, Fernando Vilhalva; acompanhados dos representantes da comunidade tradicional quilombola, sendo eles: Adir Rodrigues, Solange Aparecida, e Jaqueline Santos.

Em suma, a Galinha Feliz promete ovos caipiras de maior qualidade, se comparado aos ovos comuns, pois, as galinhas são “criadas soltas ao chão”, ou seja, um método que garante uma situação de menor estresse e maior contato com a natureza ao animal, diferentemente da produção de ovos industrial.

Dentro das metas de políticas públicas para apoio social, o Governo do Estado do Paraná concedeu incentivo financeiro de 03 mil reais a 03, famílias guairenses da comunidade tradicional quilombola.

Além disso, as famílias contam com o apoio e colaboração da Secretaria de Assistência Social nesse processo.

A secretária de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga, agrade o apoio das representantes da EMATER, Rita e Sheila, que participam da ação.

“Esse é um grande projeto de geração de emprego e renda através de técnicas sustentáveis de empreendedorismo.

As galinhas não passam por estresse, e os ovos saem com uma qualidade surpreendente.

Políticas públicas que promovem essa acessibilidade aos direitos sociais, e, ao mesmo tempo, incentivam o desenvolvimento empreendedor do indivíduo, são uma das grandes conquistas da nossa sociedade moderna”, complementa Lumi.

Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria SEMAS/Revisão: Cíntia Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/wwport/public_html/wp-includes/functions.php on line 5107