Reajuste > Aumento de 12,13% na conta de água já pode valer a partir de 17 de maio

O aumento de 12,13% na conta da água e esgoto da Sanepar já foi homologado e publicado no Diário Oficial.

Com isso, a conta pode ficar mais cara a partir do dia 17 de maio, em todo o Paraná.

Contudo, o aumento deve ser aplicado de forma gradativa, dependendo da data da leitura do contador de cada consumidor.

O aumento pedido pela Sanepar foi autorizado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), com valor a cima da inflação, que foi de 4,5%.

Entre os anos de 2011 e 2017, a conta de água no Paraná teve aumento de 123,96%, enquanto a inflação do mesmo período foi de 47,49%.

De acordo com a Sanepar, o reajuste é composto pela inflação dos custos do setor de saneamento mais a terceira parcela do diferimento aprovado na revisão tarifária de 2017.

Redução

O secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, falou em entrevista a Rádio T, que o governo poderia fazer “pouco” para evitar o aumento da tarifa da Sanepar acima da inflação.

“Muito pouco, porque é um produto de concessão.

A Agepar, que é uma agência reguladora, que determina esse recurso, o que o governador determinou é que a gente continue economizando, cortando gastos, cortando privilégios, e na sequência a gente tenha condições de reduzir a tarifa”, disse.

Porém, Silva informou que o governo estuda reduzir a tarifa para 2021. ” “Eu gostaria até de afirmar isso, que a médio e longo prazo nós vamos conseguir reduzir a tarifa.

Estamos em um processo vinculado à Sanepar, que foi dado aumento em 2017, 2018, e a previsão desse aumento para 2019″, explicou.

Bem Paraná

WhatsApp – Portal Voxnet – (44) 9 9756-9107 – Envie sua matéria, foto ou vídeo – Seja nosso Repórter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *